CONTEÚDO

Painéis 01 até 10

O FUTURO DO FUTEBOL BRASILEIRO

O futebol brasileiro vem postergando sua profissionalização e atenção as melhores práticas de mercado há décadas. Ainda há tempo para fazer essa transformação, mas os resultados desse demora já são claros. Nesse painel temos o objetivo de compartilhar os caminhos políticos, jurídicos, financeiros, de marketing, comercial e comunicação necessários para o futebol brasileiro poder voltar a competir de formar equilibrada com outros países e, por fim, voltar a encher os torcedores de alegrias e títulos.

Rafael Plastina Sócio Diretor Sport Track
Pedro Trengouse Sócio Sênior Trengrouse & Gonçalves Advogados
César Grafietti Consultor Financeiro e Sócio Convocados

AS NOVAS OPORTUNIDADES DIGITAIS NO ESPORTE

O crescimento do consumo do esporte através das plataformas digitais criou muitas oportunidades para marcas e detentores de direitos. Uma das plataformas que melhor exploram esse novo mercado é a Horizm. Nesse painel, Pedro Mestriner, fundador e CEO, contará como Chelsea e Real Madrid e outros grande clubes se beneficiam da nova tecnologia.

Ricardo Fort Fundador Sport By Fort Consulting
Pedro Mestriner CEO Horizm

SPORTV APRESENTA: O BRASILEIRO E A PAIXÃO PELO ESPORTE

Nesse painel vamos falar sobre o espaço que o esporte ocupa no coração dos brasileiros, como isso se refletiu nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e como o SporTV está se preparando para o próximo ciclo até Paris.

Julia Censi Gerente de Marketing Globo
Marcos Botelho Líder de Mídia e Conteúdo SporTV e Grupo Globo

O MUNDO MUDOU, SE TRANSFORMOU. NOSSAS ENTIDADES ESPORTIVAS ESTÃO ACOMPANHANDO ESTAS MUDANÇAS? E O PERFIL DOS GESTORES DE ESPORTE, COMO FICA?

No passado, gerir o esporte, significava cuidar das regras, da formação de atletas, das seleções: foco na prática esportiva e na conquista de títulos e medalhas. Hoje, o escopo é bem mais amplo, inclui entender o esporte como um produto de entretenimento e mídia, um espetáculo. Neste novo jogo, conteúdo relevante, novas tecnologias, uso de dados, interatividade e experiência do fã passam a ser elementos centrais. A gestão do esporte assume uma visão 360, onde o desafio é gerir todos estes aspectos ao mesmo tempo. Nossas entidades estão preparadas para este desafio?

Carlos Eboli Âncora e Comentarista Globo e CBN
Nalbert Bitencourt Comentarista e Campeão Olímpico Globo
Adriana Behar CEO / Diretora Executiva CBV
Marcelo Hargreaves Diretor Novos Negócios CBV

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO NO ESPORTE

A inovação se torna mais potente quando incentivada em espaços colaborativos diversificados. Os desafios de fomento e de implantação da inovação no esporte brasileiro é grande, porém, as oportunidades são ainda maiores. Neste painel, vamos entender as propostas desses núcleos integradores de startups, seus modelos de negócio, desafios operacionais e comerciais, os avanços conquistados e como enxergam o esporte no futuro.

Fernando Patara Co-Fundador Arena HUB
Guilherme Guimarães Co-fundador e Inovação Block 4 e Grupo SBF
Gustavo Verginelli Fundador Sportheca

THE FAN PROJECT – UNLOCKING THE BUSINESS BEHIND FAN BEHAVIORS

If we continue to lift and shift the men’s model to women’s sports, it will fail. The Fan Project uncovered a new Community-Based Monetization Model, and that Fans of Women’s Sports are Early Adopters of this new model – representing just 1-10% of the fanbase but up to 80% of the revenue potential! Those that employ this Community-Based model will find exponential success not only in one of the fastest growing segments of sports, but in future-proofing their business and how they connect with fans in the digital age. Join Caiti Donovan, VP of Data and Insights for Sports Innovation Lab, to go deep into the model and understand how women’s sports will lead the entire industry in developing breakthrough fan experiences.

Caiti Donovan VP de Dados e Insights Sport Innovation Lab
Não haverá tradução para este painel

PATROCÍNIO ALÉM DA LYCRA – CRIANDO ENTRETENIMENTO E COMUNIDADES A PARTIR DO ESPORTE

O patrocínio esportivo é tao valorizado pois sabemos da paixão que os esportes carregam consigo. Mas o que vemos no mercado hoje são contrapartidas padronizadas, que muitas vezes não trazem o retorno esperado para as marcas. Como capitalizar esse bem tão valioso que é a paixão pelo esporte? Vamos explorar como Corona usa o surf para ir além do esporte em si, e se associar a um lifestyle que atrai milhões de pessoas ao redor do mundo através de comunidade e entretenimento.

João Pedro Zattar Head de Marketing Corona Extra Ambev

CRIPTOATIVOS E AS NOVAS POSSIBILIDADES DE RECEITAS NO ESPORTE

A indústria do esporte, por anos, dependeu basicamente de três fontes de receita: direitos de transmissão, patrocínios e bilheteria. Porém, se este modelo já vinha sendo desafiado antes, com a pandemia as coisas só se agravaram. Por conta disso, as organizações esportivas precisam mais do que nunca buscar novas fontes de receita e os criptoativos representam uma grande oportunidade. Criptomoedas, fan tokens e NFTs são apenas algumas possibilidades que serão exploradas neste painel.

Felipe Ribbe Head de Inovação Atlético-MG
Carlos Eduardo Moura Consultor Esportivo Mercado Bitcoin
Bruno Milanello Executivo Mercado Bitcoin

PROPRIEDADES, DIREITOS, ATIVAÇÕES. A NOVA GESTÃO DE PATROCÍNIOS NO ESPORTE

Passou o tempo em que se desenvolvia um evento, cotas de patrocínio, e saía-se batendo à porta de grandes empresas, oferecendo cotas ouro, prata etc. Uma premissa – Hoje, o melhor desenvolvimento é formatar um conceito, e propor co-criação à possíveis marcas parceiras, desenvolvendo contextos, conteúdos, experiências, comunidades e territórios proprietários, que possam gerar interação e conversão com seus clientes. Para entender um pouco mais desta nova dinâmica, convidamos 3 feras para conversar sobre o assunto com a mediação de um empreendedor muito ligado ao tema.

Luiz Paulo Moura Sócio-Diretor SportLab
Fabio Laudisio Diretor de Novos Negócios e Parcerias da NBA no Brasil NBA Brasil
Ivan Martinho CEO América Latina WSL
Álvaro Cotta Diretor de Marketing NBB

ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO DIGITAL

A indústria de mídia evoluiu nos últimos 10 anos mais do que nos 100 anos anteriores. Produção, distribuição e monetização de conteúdo se pulverizaram tanto que desafiam indivíduos, “publishers” e marcas a escolherem onde investir tempo e dinheiro. Essa sofisticação criou uma nova matriz de mídia com “legacy companies” e plataformas digitais de alto crescimento nos últimos anos que gera uma interdependência e demanda novas habilidades na geração de novos negócios.

Carlos Henrique Moreira Diretor de Global Media Grupo Globo
Leonardo Lenz Head of Sports LatAm Meta
Fábio Medeiros VP de Esportes na América Latina Warner Media TNT Sports

Painéis 11 até 20

O ESPORTE PARALÍMPICO: O SEGREDO DO SUCESSO ABSOLUTO!

Neste painel vamos compartilhar o que torna esta área do esporte, tão competente em descobrir novos atletas, alcançar excelentes resultados nas Américas e pelo mundo afora, e construir uma parceria tão boa em termos de patrocínio. Por outro lado, existem as dificuldades relativas a patrocínios privados, E um certo preconceito da audiência. Será que isso é verdade?

Luiz Fernando Coelho Consultor de Marketing Esportivo
Verônica Hipólito Atleta Comitê Paralímpico Brasileiro
Yohansson Ferreira Vice Presidente Comitê Paralímpico Brasileiro
Marcelo Arantes de Carvalho VP Global de Pessoas, Marketing, Comunicação Corporativa e Relações com Imprensa Brasken

OTT e Copa do Nordeste

Em breve

Maurício Portela Sócio Live Mode

A BUSCA DO FUTEBOL BRASILEIRO PELA AUDIÊNCIA JOVEM

Um papo com as duas pontas deste novo acordo no universo digital. Pela primeira vez um campeonato nacional de futebol comercializa os seus direitos para uma plataforma digital. Vamos discutir os principais fatores que levaram a esta decisão e agora os principais objetivos desta parceria

Evandro Figueira Vice-Presidente IMG
Bernardo Itri VP de Comunicação e Marketing FPF
Victor Machado Gerente de Parcerias de Esportes YouTube

OS “CASES” DE FLAMENGO E ATLÉTICO MG: PATROCÍNIO OU PARCERIA? A EVOLUÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE CLUBES E MARCAS PATROCINADORAS.

O que mudou nessa relação? Quais são as melhores práticas? Como os departamentos de marketing e patrocínio dos clubes estão se modernizando para atender as demandas atuais do mercado? Qual é a visão de quem patrocina?

Leandro Figueiredo Diretor de Negócios Atlético-MG
Erich Beting Fundador Máquina do Esporte

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Rafael Ganem Gerente de Parcerias e Patrocínios Flamengo
Fernando Lamounier Diretor Executivo Multimarcas Consórcios

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Daniel Carone Diretor Executivo de Novos Negócios BRB

GAMES: UM MAR DE OPORTUNIDADES

Uma das indústrias que mais cresce no mundo é a de games. Já é maior que cinema e música juntos. Acompanhe este painel e entenda melhor as diversas oportunidades para a indústria esportiva (federações, clubes, atletas, ligas) e também as marcas patrocinadoras dentro deste cenário.

Fernanda Lobão CEO e Co-Fundadora Final Level
Eduardo Corch Consultor de Marketing
Douglas Rodrigues Gerente de Parcerias Youtube

LEI DA SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL (SAF). UMA VISÃO AMPLIADA E SEUS IMPACTOS.

Pedro Daniel Diretor Executivo EY

Bichara Abidão Neto Sócio Bichara e Motta Advogados
Felipe Ximenes Executivo de Futebol Avaí Futebol Clube
Jorge Braga CEO Botafogo de Futebol e Regatas

FACEBOOK APRESENTA: CONTEÚDO PATROCINADO E UEFA CHAMPIONS LEAGUE

Uma visão sobre as parcerias de esportes no Facebook e Instagram e como o desenvolvimento de audiências engajadas podem impulsionar a industria esportiva com conteúdo patrocinado. Caso de sucesso da UEFA Champions League no Facebook.

Pitter Rodriguez Head de Parcerias Meta

TÓQUIO 2020. UM GRANDE EVENTO; UMA GRANDE PARTICIPAÇÃO; UM INVESTIDOR DIFERENCIADO

Neste painel vamos poder entender que, o sucesso sempre tem pelo menos dois lados. O COB fez um grande trabalho de preparação, apesar de todos os desafios com a pandemia. A XP acreditou, desenvolveu seu programa, e contribuiu muito para o nosso sucesso nos Jogos. Venha conhecer os planos, os segredos, e os detalhes dessa parceria.

Manoela Penna Diretora de Comunicação e Marketing COB
Ludmila Houdjakoff Head de Brand Experience XP

O TIME BRASIL EM TÓQUIO E A PREPARAÇÃO PARA OS JOGOS DE 2024 EM PARIS

Em breve

Marcelo Barreto Apresentador e Editor-Chefe Globo
Fabiana Alvim Atleta Bi-Campeã Olimpica e Comentarista Globo
Rogerio Sampaio Diretor Geral COB
Yane Marques Atleta Medalhista Olímpica

CONSTRUÇÃO DE MARCAS ATRAVÉS DE COMUNIDADES NO ESPORTE

Em breve

Duda Magalhães Presidente Dream Factory
Luiz Paulo Moura Sócio-Diretor Sportlab
Rosana Fortes Diretora Geral Brasil Strava
Bruno Cremona Sr Marketing Manager Monster Energy